VOCÊ SENTE SEU CELULAR VIBRAR SEM ESTAR TOCANDO? ISSO É A SÍNDROME DA "VIBRAÇÃO FANTASMA"


A VIBRAÇÃO FANTASMA

"Você está andando calmamente pela rua quando, bzzzzz, sente seu celular vibrando no seu bolso.
Você vai conferir, mas não encontra nada na tela. Ninguém ligando, nenhuma notificação.
Mas então, por que você sentiu o celular vibrando?"

Ora, por causa dessa sua cabecinha moderninha e doente, claro.

Trata-se da Síndrome da Vibração Fantasma , uma “vibransiedade”. Uma “alucinação sensorial”, mais comum do que você imagina, entre usuários de celulares.

Um estudo conduzido pela Division of General Medicine do Baystate Medical Center apontou que 68% (!) dos participantes já passaram pela situação descrita acima, de achar que o celular vibrou, quando não vibrou. 87% passam por isso pelo menos uma vez por semana. 13%, todos os dias.

O fenômeno é novo, e as pesquisas ainda não são conclusivas, mas os palpites dos cientistas já começaram.

A hipótese mais provável é a da antecipação.

Como nosso cérebro está sendo cada vez mais bombardeado por um excesso de interrupções, ele acaba desenvolvendo uma estratégia de dedução baseada na possibilidade mais frequente, um processo chamado de “hypothesis guided search”. Aí, qualquer coisa se mexendo dentro do seu bolso ou batendo de leve dentro da sua mochila, acaba sendo interpretado como uma vibração e você acha que o seu celular está chamando de novo.

E quanto mais ansioso por interações com os seus amiguinhos digitais (ou outros tipos de vibração), pior ficam os sintomas.

E como cura isso?

Bom, não que seja um problema sério, mas se a vibração fantasma incomodar muito, existem algumas maneiras de acabar com os alarmes falsos. 39% dos pesquisados (a maioria médicos que andam com smartphones 24h por dia) conseguiram acabar com o incômodo passando a usar apenas sinais sonoros.

Acho bem engraçado porque tá na cara que logo passarão a ouvir o telefone tocar sem que ele esteja tocando.

De qualquer modo, é interessante que exista uma sensação fantasma associada a um gadget. Antes, era uma expressão que a gente ouvia sobre pessoas amputadas, que continuavam sentindo suas pernas ou braços. Agora é uma relação do nosso cérebro com um telefone.

Será que seu smartphone virou uma prótese?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

$$$ AMERICANO VIRA QUADRILIONÁRIO POR ENGANO $$$

VOCÊ TEM "INSTAGRAM" ? SABE O QUE É ?