PULE DE DEZ? PRESTÍGIO DE MESSI NA "BOLA DE OURO" É POSTO A PROVA EM 2013

Há quem acredite na seguinte tese: enquanto apresentar um futebol de alto nível com a camisa do Barcelona, Lionel Messi não perderá mais o trono de melhor jogador do mundo. Em 2010, quando não conquistou nem a Liga dos Campeões nem a Copa do Mundo, por exemplo, o craque superou os rivais para levar o prêmio máximo da Fifa pela segunda vez consecutiva. Mas, com quatro Bolas de Ouro em sua estante, o argentino inicia a temporada 2013/2014 com a concorrência em seu encalço. Seus números continuam ótimos, mas há adversários de peso com fortes argumentos para arrancá-lo do pedestal.

O GLOBOESPORTE.COM selecionou, incluindo Messi, 15 nomes bem cotados ao título na cerimônia que será realizada provavelmente em janeiro de 2014, na Suíça. E levantou os principais números de cada um até aqui. Como a parte mais importante do ano para os europeus já está escrita, com a definição dos campeões da temporada 2012/13, dificilmente um novo jogador aparecerá no grupo até a votação, feita por capitães e técnicos de todas as seleções filiadas à Fifa - jornalistas de diversos países também têm direito ao voto. Veja abaixo:


Um dos mais bem cotados é o principal rival do argentino nos últimos anos: Cristiano Ronaldo. No âmbito coletivo, o atacante do Real Madrid passou a temporada em branco. Foi eliminado pelo Borussia Dortmund nas semifinais da Liga dos Campeões e ficou com a segunda colocação no Espanhol e Copa do Rei. Honrarias, conseguiu apenas as individuais, com a artilharia isolada da Champions e o fato de ter sido o atleta com mais gols desde o início de 2013 em jogos oficiais: 35 em 33 partidas, além de oito assistências.

"É agora ou nunca para ganhar esse prêmio. Não posso jogar melhor do que isso"
Franck Ribéry

Nem mesmo Messi possui tais números. Lesionado nas semifinais contra o Bayern de Munique e na reta final da liga espanhola - competição na qual foi artilheiro e campeão -, o camisa 10 do Barça somou 26 gols em 28 jogos, com as mesmas oito assistências.

Aliás, o "Super Bayern", máquina que conquistou a Tríplice Coroa ao longo da temporada, teve suas estatísticas repartidas por muitas de suas estrelas. Entre o francês Franck Ribéry, o holandês Arjen Robben e os alemães Bastian Schweinsteiger e Thomas Müller, por exemplo, foram 38 gols e 33 assistências.

- Eu acho que fiz tudo o que podia para ser o melhor jogador do mundo. Tive uma temporada muito, muito boa. É agora ou nunca para ganhar esse prêmio. Eu não posso jogar melhor do que isso - disse o meia Ribéry, peça-chave na equipe de Jupp Heynckes, antecessor de Guardiola no comando do Bayern, com sete gols e nove assistências em 2013.

O holandês Arjen Robben, criticado algumas vezes pelo individualismo em campo, pensa diferente do companheiro. Apesar de ter marcado o gol que deu o título da Liga dos Campeões ao Bayern diante do Borussia Dortmund de Robert Lewandowski, ele não se considera um dos candidatos. E tampouco parece se importar.

 
Franck Ribéry acha que fez tudo o que poderia para 
e tornar o melhor do mundo (Foto: Getty Images)

- Eu não me vejo ganhando a Bola de Ouro. Premiações individuais significam muito menos do que os troféus que você ganha com o time. O Bayern ganhou porque foi uma equipe. Nós não temos um jogador como Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo, mas somos fortes no coletivo. É difícil eleger apenas uma estrela nossa. Ninguém no Bayern realmente liga para a Bola de Ouro, até onde sei - afirmou o atacante, que aproveitou a lesão de Toni Kroos para se tornar decisivo nas conquistas bávaras.

Thiago Silva, do PSG, e Neymar, do Barça, são os mais cotados do Brasil

Há vida além de Messi, Cristiano Ronaldo e Bayern. Só não há favoritismo. Em tese - é bom deixar claro -, outros nove nomes aparecem como fortes candidatos. Dois brasileiros figuram nesta lista: Thiago Silva e Neymar. O zagueiro do Paris Saint-Germain, único defensor elogiado quase de forma unânime por colegas e crítica internacional, ocupa o posto pelas ótimas atuações no Campeonato Francês, Liga dos Campeões e na Copa das Confederações.

No caso do atacante do Barcelona, é o torneio no Brasil que o põe entre os fortes candidatos. Neymar superou Iniesta, Paulinho, Fred, Xavi, Balotelli, entre tantos outros, ao brilhar na Copa das Confederações e levar a Bola de Ouro de craque do torneio depois de marcar na decisão sobre a Espanha, no Maracanã. Um sinal de que, se iniciar a temporada em ritmo acelerado e encantar o planeta em parceria com Lionel Messi, tem chances de aparecer no topo na eleição da Fifa.

Neymar e Thiago Silva juntos em treino da seleção brasileira (Foto: EFE)


Também presentes na Copa das Confederações, os uruguaios Luis Suárez e Edinson Cavani aparecem como postulantes mais pelo que fizeram em seus clubes. O novo atacante do PSG carregou o Napoli como pôde até o vice-campeonato italiano. Marcou 20 gols, deu quatro assistências e ainda foi o artilheiro da Série A. Agora, muito provavelmente dividirá as tarefas com o sueco Zlatan Ibrahimovic, goleador máximo do Campeonato Francês, em sua primeira temporada.

Já Suárez fez um pouquinho mais do que deveria, é bem verdade - mordeu o sérvio Ivanovic, do Chelsea, e acabou punido com dez jogos de suspensão. Mas também marcou gols. Foram 20 no ano em 29 jogos - média superior aos 17 gols em 31 partidas do holandês Van Persie, do Manchester United, que terminou o Campeonato Inglês no topo da artilharia.

Melhor desempenho teve o galês Gareth Bale. Capa dos principais jornais europeus nas últimas semanas, o alvo principal do Real Madrid colecionou 18 gols e oito assistências em apenas 24 partidas no ano. O mais perto de título que o meia-atacante chegou foi a até as quartas de final da Liga Europa com o Tottenham, mas suas atuações individuais podem ser suficientes para encantar os jurados na eleição da Fifa.

Gareth Bale carregou o Tottenham praticamente sozinho na última temporada (Foto: Reuters)
 
 
 
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/08/pule-de-dez-prestigio-de-messi-na-bola-de-ouro-e-posto-prova-em-2013.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

$$$ AMERICANO VIRA QUADRILIONÁRIO POR ENGANO $$$

VOCÊ TEM "INSTAGRAM" ? SABE O QUE É ?